sábado, 9 de janeiro de 2010

Natal e Fernando de Noronha – Aquecendo as turbinas...

Esta foi a primeira viagem que fiz pensando no blog. E como marinheira de primeira viagem (ou primeiro post), é claro que vou esquecer muitos detalhes. Eu até levei meu diário, para anotar “tudo”. Mas quem disse que consegui? Quando se está com uma caipirinha em uma mão, um peixinho frito na outra, e um marzão na sua frente, não sobra corpo nem cabeça para o diário...coitado. Mas tudo bem, com o tempo eu vou adquirindo essa habilidade.

E para começar, nada melhor do que falar sobre o pré-viagem. Isso mesmo, distraídos de plantão, para quem quer ir a Fernando de Noronha, planejamento é caso de vida ou morte. Tudo bem, você não precisa saber exatamente quais praias vai visitar a cada dia (e nem deve!), mas pelo menos, veja a passagem aérea e a hospedagem com MUITA antecedência. Sem exageros, uns 5 meses de antecedência é o ideal. Se começar antes disso, melhor ainda. Está achando que não vai conseguir? Vou lhe dar três motivos básicos que vão acabar com esta sua preguiça:

1) Disponibilidade: Noronha é uma ilha (como todos já sabem, imagino!), com hospedagem limitada e turistas de todos os cantos do planeta querendo colocar os pezinhos por lá. Para complicar, o governo só concede o direito de abrir um negócio à população ilhéu. Traduzindo: não é todo dia que nasce por lá uma nova pousada. Ou seja, apesar de simples, as pousadinhas são caras, e se você não se planejar, não vai encontrar onde ficar. E não adianta dar uma de aventureiro (e esperto!), porque lá é proibido acampar.

2) Qualidade: É claro que quem chega por último, só ganha o osso. Se você preza a relação custo x benefício, não deixe para a última hora. Pesquise as pousadas mais indicadas (eu vou dar a minhas indicações mais tarde) e já reserve logo um quarto. Esta regra vale para todos os padrões de pousadas, das mais simples às mais abastadas.

3) Preço: Em Noronha, não existe aquela estratégia de “esperar o último minuto e aproveitar as promoções”. Lá, quanto antes você procura, mais em conta são os preços. Deixe para a última hora, e você verá como as cifras se multiplicam em proporções geométricas.

É claro que os 3 argumentos também valem para as passagens aéreas. Se deixar para os 45 do segundo tempo, vai correr o risco de não conseguir mais nenhuma poltroninha, nem na última fileira ao lado do banheiro. E se conseguir, pode preparar os bolsos, pois vem chumbo grosso.

Convenceu? Então, se você estiver planejando ir a Noronha, com uma parada antes em Natal, Recife, ou algum outro lugar, resolva antes de mais nada Noronha, e deixe para resolver o resto com mais calma.

Noronha pode ser visitada o ano todo. Mas dependendo do seu objetivo, alguns meses são mais indicados que outros. Se você quer mergulhar, a melhor época é de agosto a outubro, quando o mar de dentro (virado para a costa brasileira) está mais calmo. Se você é surfista, então chegue lá entre dezembro e fevereiro, época na qual Fernando de Noronha proporciona ondas tubulares de até 6 metros. Ok, você só pode ir em Abril? Tudo bem. Noronha também é linda em Abril, Maio, Junho, ou melhor, no ano todo. Então faça as malas (ou a mochila) e aproveite o paraíso.

Falando em malas... não esqueça de levar bastante filtro solar, óculos escuros, roupas de banho e tênis. E esqueça: o salto alto, a calça jeans e o mau humor. Porque lá em Noronha, você nem vai lembrar que estes 3 indivíduos existem.

Os próximos posts pretendem lhes mostrar um pouco do que aprendi por lá. Para seguir uma lógica cronológica, vou começar por Natal, onde passei 3 dias antes de viajar para Noronha. Eu gostei da dobradinha e por isso aconselho. Natal me surpreendeu bastante, além de ser mais perto de Noronha do que Recife.

Por último, compartilho aqui minha fonte de informações e inspiração para toda a viagem: Mr. Ricardo Freire e seus blogs Viaje na Viagem e Freires. Não apenas para Natal ou Fernando de Noronha, mas também para todo o Brasil e vários outros países, Riq (como é carinhosamente chamado pelos seus leitores) nos ensina o caminho das pedras e nos inunda com dicas super valiosas. Obrigada Riq!

(Pessoal, para não atrasar muito e deixar vocês mais um tempão "com as asas cortadas", resolvi postar logo a parte de Natal que já estava pronta. Assim que possível, eu posto Fernando de Noronha. Prometo!)

Veja os outros posts desta viagem:
- Natal – Onde se encostar
- Natal – Para os gulosos
- Natal – Pura diversão

2 comentários:

  1. Carol, Noronha é maravilhoso mesmo e vale cada centavooo! Quero ver fotos! Beijos mil, Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruninha!!!!
    Fernando de Noronha logo logo vem recheado de fotos!!!!
    bjocas e obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir