sábado, 6 de junho de 2009

Vôos mais altos - Normandia e Bretanha (França)

Outro dia estava pensando nestas minhas andanças pelo mundo. Não que tenham sido muitas, mas todas foram especiais. E elas sempre começam bem antes da data da partida. Fico dias, às vezes meses planejando a viagem. Quero saber de tudo, ter tudo sob controle. Mas ao mesmo tempo, quero ser surpreendida, quero o inesperado... Estas minhas contradições usuais. Este momento de planejar é um dos momentos que eu mais vôo. E é um vôo tão gostoso, tão excitante, tão cheio de expectativas. É como se eu voasse por cima do lugar, e visse tudo do alto, para depois descer e conhecer de perto aquilo que já vi de longe... Enfim, tudo isso para dizer que viajar para mim é o maior dos vôos, e por isso minhas viagens merecem estar neste blog.

Para começar os relatos, em maio do ano passado, eu e meu marido fizemos uma viagem maravilhosa pela França. Foi assim: ficamos 1 semana em Paris, e na outra semana viajamos de carro pelo interior. Já disse no post passado como amo Paris, mas não posso deixar de falar aqui que o interior francês tem todo o seu charme. Quem estiver planejando uma viagem para a França, não fique só em Paris. Dê umas espiadas nos arredores, se possível alugue um carro e planeje uma viagem para a região que mais lhe agradar. A França está lá para todos os gostos, e tenho certeza que você não vai se arrepender de voar por lá também. Aqui coloco uma parte da minha viagem, a parte pela qual tenho mais carinho. Prepare-se para entrar nos quadros de Monet e passear por lugares indescritíveis de tão belos e raros.

Saímos de Paris de manhã. Nossa primeira parada foi em Giverny, cidade do famoso pintor Monet. A cidade é linda, flores para todos os lados, romance para dar e vender. Se for um dia lá, chegue em Giverny sem pressa, e aproveite a sua maior atração: a casa de Monet. Ande um pouco pelos jardins da casa. São lindos de doer, abarrotados de cores fortes, cores pastéis, formas diferentes... Mesmo se você é mulher e estiver acompanhada de um machão de respeito (rs), fique tranquila, ele também vai gostar.





Porém, salve tempo para os jardins de águas, e descubra-se dentro das telas de Monet.

Por último, passe na lojinha e dê uma espiada. Lá tem umas coisinhas bem interessantes. Eu, por exemplo, comprei uns guardanapos com a estampa dos quadros de Monet que eu achei o máximo.

Saímos de Giverny e subimos até Honfleur. Diferente de tudo que eu já havia visto, Honfleur também parece ter saído de um quadro. Impossível não se transportar no tempo...


Após Honfleur, fomos em direção a última parada do dia: Mont St. Michel. Sem dúvidas, o lugar mais mágico e divino que eu já pus meus pés. Entendam um pouquinho (só um pouquinho mesmo) do que estou falando olhando as fotos abaixo.

Fotos Mont St. Michel - Créditos: www.gettyimages.com.br

Mont St. Michel merecia uma poema. E eu não me perdoo até hoje de não ter parado um pouco lá e escrito um. Faça que nem eu, durma uma noite lá e veja a maré subindo e transformando o monte em uma ilha. No dia seguinte, visite a abadia (vale a pena) e caminhe um pouco pela única rua do vilarejo. Mas faça isso cedo, pois logo logo os ônibus de excursão chegam e a rua fica totalmente lotada.

Saímos de lá na hora do almoço e fomos direto para a nossa parada gastronômica mais esperada: Cancale. E sabe o que tem lá aos montes?


Quem me conhece sabe como sou fissuradéééééésima por estas coisinhas fofas. Tudo bem... Talvez você esteja aí pensando: isto é nojento! Eu sei... mas experimente elas com tabasco, sal e limão siciliano. E por favor, mastigue, só engolir não tem graça. Cancale tem uma produção de ostras, as quais você pode comprar em uma feirinha que tem ao lado da produção. Em outras palavras, ostras super frescas, deliciosas, e por 4 euros a dúzia. Compre no restaurante ao lado uma champagne, peça uns copos emprestados, não esqueça do tabasco e do sal, e faça a festa. Eu e meu marido comemos 2 dúzias cada um, e das grandes. Isso mesmo, 4 dúzias para os dois, com a diferença que, após a comilança, eu não aguentava nem olhar para qualquer comida enquanto que ele sentou no restaurante ao lado e almoçou um menu completo. Homens...


Com a barriguinha cheia de lesminhas (ui... peguei pesado hein), pegamos o carro e fomos para St. Malo, outra cidade imperdível. St. Malo tem uma parte histórica que é murada e é um must, então quando for para lá, certifique-se que o hotel fica na área intra-muros. Adorei andar por lá, o lugar é lindo, super diferente e o visual é fantástico. Lá comi a melhor entrada de toda a minha vida: uma torta de sardinha. Eu não estava dando nada por ela, e ela me surpreendeu até a alma de tão gostosa. O restaurante se chama La Cantine du Corsaire, e fica na Rue du Puits Aux Braies, 10.


Dormimos em Saint Malo e no dia seguinte seguimos viagem até Saint Emillion, perto de Bordeaux, para a parte alcoólica da viagem. Mas daqui para frente eu deixo para um próximo post (aguardem cenas do próximo capítulo).

7 comentários:

  1. Deu ate vontade de fazer essa viagem, rs...

    Bjs e parabens!!!!

    Excelente!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada :o)
    Vou postar ainda esta semana a continuação dela.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol. Onde você ficou hospedada em Mont Saint Michel? Você gostou? Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi,Carol.
    Em maio irei ao Mont Saint Michel e St. Malo, com meu marido e depois vamos ao Vale do Loire.
    Ficarei uma noite em cada cidade e 2 no Vale.
    Qual hotel é melhor, Le Mouton Blanc ou Terraces Poulard?
    De Paris ao Mont passremos por Giverny e no fim da viagem(Tours e redondezas), iremos a Chartres.
    O que você acha?
    Temos 5 dias e 4 noites.
    Se tiver alguma dica, agradeço.
    Vale a pena passar em Fougères?
    Abraço,
    Suzana

    ResponderExcluir
  5. Oi,Carol,
    quanto tempo você demorou de Paris ao Mont passando por Giverny?

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!!!!!
    Eu me hospedei em um hotelzinho chamado Le Croix Blanche. Não tinha nada de especial, apenas a vista, que era maravilhosa. Custou EU108,00 a noite (apto simples com vista), mas todos la sao caros.
    De qualquer forma, dormir la vale qualquer sacrificio. Eu simplesmente amei acordar e encontrar a areia novamente...rs
    beijos e depois me conta como foi!

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzana,
    vamos por partes :)
    Em primeiro lugar, queria lhe dizer que essa viagem é simplesmente maravilhosa, e que vc vai amar!!!
    Eu também passei por Giverny, e demorei umas 2 horas por la. Sai umas 9 de Paris, passei por Giverny, passei por Honfleur (que é linda e eu recomendo muito! gastei mais umas 2 horas la também) e cheguei umas 18:00 em Mont St Michel. Nao é uma viagem curta, mas é muito gostosa.
    No Vale do Loire, eu só conheci os castelos. Não conheço Tours nem Chartres. Mas posso lhe dizer o seguinte: o melhor do interior da França são aquelas cidadezinhas pequenininhas, se possivel minusculas. Tours é grande. Enfim, eu escolhi ficar perto de Amboise, no Chateau des Ormeaux, que eu amei, e recomendo muito.
    Dica:
    1) se voce gosta de ostras, Cancale é parada obrigatória.
    2) Em St Malo, fique em algum hotel intra muros. Preste atencao na hora de escolher o hotel, para nao ficar sem querer em algum que seja fora dos muros.
    3) Nao deixe de ir em St Malo no La Cantine du Corsaire. A comida lá é realmente maravilhosa.
    beijos!

    ResponderExcluir