domingo, 14 de junho de 2009

Vôos mais altos - Aquitânia (França)

Como eu prometi, começa aqui a parte alcoólica da minha viagem pelo interior da França. E põe álcool nisso. Quando a meta é degustar a maior quantidade de vinhos possível, e quando você tem um marido que gosta do esporte, o melhor é relaxar e beber...beber...beber... pelo menos o vinho nacional lá é francês.

Saímos de Saint Malo de manhã, e fomos para Saint-Emilion, na região da Aquitânia, onde fica a cidade de Bordeaux e também onde ficam alguns dos mais prestigiados produtores de vinhos da França. Nesta região, é comum chamar as vinícolas de Chateau, o que na verdade quer dizer castelo, ou simplesmente uma casa grande. Lá, existem muitos Chateaux que não são vinícolas, mas quase todas as vinícolas são Chateaux, mesmo que sejam apenas um simples casebre com uma pequena produção. Isto deve ter alguma explicação histórica, mas vamos para a parte que mais interessa: a viagem.

Saint-Emilion é uma cidade medieval, bem turística, e totalmente rodeada por videiras.


Bem na entrada da cidade há uma praça com uns dois ou três restaurantes nela. Como chegamos na hora do almoço, entramos no restaurante que achamos mais legal, cujo nome não me lembro mais, mas que ficava no lado direito da praça. Lá comi um Cassoulet maravilhoso. Para quem não sabe o que é isso, trata-se de uma feijoada francesa, ou seja, feijão branco, lingüiça, e pato desfiado. Uma delícia. E este que comi então estava divino. Tanto que, meu marido que havia pedido outro prato, quando provou o meu Cassoulet, pediu um para ele também. Comeu seu segundo prato em questão de segundos, raspou tudo, lambeu os beiços, e me deixou de queixo caído.

Bem alimentados, saímos atrás das vinícolas. E vejam só, não é que eu, com todo o meu planejamento, todo o meu controle, toda a minha pesquisa, deixei passar algo realmente importante. Prestem atenção nisso: você que vai a Saint Emilion e quer visitar os grandes Chateaux, reserve bem antes as visitas. Isso mesmo, não é um dia antes não, são meses antes. Que bom que você está lendo isto aqui e não vai ser pego desprevenido que nem eu fui pega. Porque viajar um oceano inteiro para chegar lá e correr o risco de não conseguir fazer o planejado é realmente frustrante. No entanto, se mesmo já avisado, você for um autêntico brasileiro e acreditar piamente que em tudo dá-se um jeitinho, ok, então esqueça o Office de Turisme de Saint-Emillion, e vá resolver seu problema no Office de Turisme de Bordeaux. O primeiro, só vai saber lhe dizer que não dá mais tempo, e que se você quiser tentar a sorte, você pode ligar para os Chateaux pequenos e tentar alguma coisa. Nenhuma consideração que você é um turista, em uma terra estranha, e que talvez precise de pelo menos uma ajuda nas ligações. Já o segundo, vai lhe atender muito melhor e vai fazer as ligações para você com toda a paciência, tentando inclusive os Chateaux grandes. Se eles conseguirem marcar alguma visita, vão lhe cobrar uma taxa (se não me engano, cinco euros por visita marcada). Se não conseguirem, não cobram. Perceberam a motivação extra?

Neste dia, acabamos conseguindo marcar visitas em dois chateaux pequenos. O primeiro, Saint Esprit, foi uma boa surpresa. Não pelo lugar, mas pelo vinho, excepcional. Aliás, preciso lhes explicar como são classificados os vinhos de Saint Emilion. Em primeiro lugar vem os vinhos com classificação Saint-Emilion. Estes estão longe de serem vinhos medíocres, mas na cadeia hierárquica, são os menos abastados. Depois vêm os grand crus, depois os grand crus classe, depois os premier grand crus classe, depois os premier grand crus classe B e, finalmente, os premier grand crus classe A. Apenas dois atingiram o ápice nesta classificação, Chateau Ausone e Chateau Cheval Blanc, os quais, pelo menos por enquanto, não são para o meu bico. Enfim, o Chateau Saint Esprit produz um vinho Grand Cru, mas que promete galgar posições nos próximos anos. O melhor de tudo é o preço: vinho de excelente qualidade por 13 euros. Superbe!

No dia seguinte fomos a Bordeaux tentar algum milagre, e de quebra aproveitamos para conhecer a cidade. O inconveniente foi que era um domingo, e estava exatamente tudo fechado, menos o Office de Turisme, graças a Deus. Lá, não conseguimos marcar nenhuma visita, justamente por ser domingo e ninguém atender nos Chateaux. Mas pelo menos saímos de lá com o telefone de três vinícolas produtoras de vinhos premier grand cru classe B, que abriam na segunda de manhã, e que poderíamos tentar ligar para marcar a visita para o mesmo dia (o tal do milagre).

O dia estava chuvoso, as lojas todas fechadas, e sinceramente, o passeio não estava agradando muito. Até que de repente... uma feira! Ela estava ali, às margens do Rio Garonne, o qual atravessa a cidade. Eu sou fascinada por feiras francesas, e quem já andou por alguma sabe do que estou falando. É um parque de diversões para adultos gulosos que nem eu: verduras fresquinhas, ostras, champagne, fleur de sel, pãezinhos fofinhos e decorados, e a diversão se extende por uma infinidade de cores, texturas, tipos e sabores. Lá em Bordeaux não foi diferente.

Saímos de Bordeaux, ligamos o GPS e... pausa para falar sobre o GPS. Vou lhe dar uma dica agora que é sensacional. Se você pretende alugar um carro em sua viagem, não esqueça em hipótese alguma de reservar junto o GPS. Por apenas doze euros por dia, esqueça os mapas, esqueça o estresse, esqueça a sensação horrível de estar perdido e aproveite o volante ao máximo. Acredite em mim, você não vai querer mais viver sem esse nosso amiguinho aí embaixo.

Retomando ao assunto: Saímos de Bordeaux, ligamos o GPS, e não é que o danado começou a nos dar as coordenadas de vários chateaux super famosos da região? Olhei para o lado, e vi os olhos do meu marido brilharem de felicidade que nem uma criança olhando um pirulito bem grandão. Daí pensei: tudo bem, se não conseguirmos as visitas, pelo menos vamos tirar fotos das entradas, para provar que estivemos lá! Foi o que fizemos e foi bem engraçado: parávamos, tirávamos a foto, e íamos embora.

Sabe para que servem as rosas? No ataque de alguma praga às videiras, as rosas são as primeiras a sofrerem. Desta forma, elas "avisam" aos produtores sobre o perigo, e eles têm tempo para salvar o que realmente interessa.

No dia seguinte, por interveniência divina, conseguimos marcar uma visita a um Chateau grande. Fomos ao Chateau Belair, produtor de um premier grand cru classe B. A espera valeu a pena e pudemos conhecer o que é uma vinícola com história e tradição.

Um fato curioso: todas as casas desta região são feitas de pedra, um tipo de calcário específico de lá. Estas pedras foram retiradas dos subsolos das próprias propriedades, formando assim vários túneis subterrâneos. Advinha de que estes túneis são abarrotados? Isso mesmo, de vinho. Isto porque a temperatura neles é sempre constante em 12 graus Celsius, ideal para o armazenamento.

Chateau Belair

Estas garrafas estão vazias e servem como "paredes divisórias" entre o Chateau Belair e o Chateau Ausone (um dos dois únicos produtores de vinho premier grand cru classe A de Saint Emilion).

Estas garrafas também estão vazias, mas fazem parte de uma comemoração que foi feita no centenário do Chateau. Na ocasião, foi aberta uma garrafa de cada um dos 100 anos, e alguns poucos sortudos precisaram de 1 semana para realizar tarefa tão árdua.


Esta aí é a adega particular do dono do Chateau. Estou vendo alí 1924?


Nestes barris, o vinho descansa por um bom tempo antes de ser engarrafado.

Hora da degustação. Oba!

Por último, voltamos para Saint Emilion e descobrimos (ou melhor, meu marido descobriu) uma loja de vinhos com uma variedade muito boa de vinhos da região e preços justos. O nome dela é Vignobles & Chateaux, o endereço é 4, Rue du Cloche e o site é http://www.vignobleschateaux.fr/. Na frente dela, há um restaurante com uma comida excelente.

No dia seguinte, seguimos viagem para o Vale do Loire, terra dos castelos de contos de fadas, a qual fica para um próximo post (Aguardem cenas do próximo capítulo).

10 comentários:

  1. Carol,cheguei aqui através do Conexão e assim como você adoro viajar,mas a França é minha maior paixão.Quanto mais eu vou, mais vontade eu tenho de ir.Estive nessa região em 2006 e tudo é realmente muito lindo.Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia, obrigada pelo elogio :o)
    A França também é minha paixão... tanto que pretendo sempre fazer uma conexão em Paris todas as vezes que for para algum lugar da Europa. E pelo meu cronograma de viagens, serão muitas vezes! rs
    Passe aqui sempre que tiver um tempinho!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    Lindo, lindo...Que lugar!
    Estou indo à Paris no próximo dia 05/07, mas ainda não será desta vez, que irei estender à viagem. Ainda não esgotei meu desejo de ficar apenas em Paris. Mas nos meu planos, com certeza, ainda irei me aventurar por esses lugares encantadores.
    Tenho, como vc, um planejamento para viagens futuras, e uma dela, é explorar o interior da França!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei anônima, sem querer!

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria,
    O interior da França é lindo, uma pena que você não irá desta vez. Mas que bom que já está planejando! Quando precisar de umas dicas, é só escrever.
    Este final de semana vou escrever sobre a continuação da viagem: Vale do Loire. Dá uma passadinha aqui :o)
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Carol,

    Estou pensando em dar uma fugidinha até a região no mês que vem. Me diz duas coisa? Primeira, você acha que vale a pena (e sabe se pode) visitar um chateaux com bebê? Segunda, onde você ficou hospedada em Saint Emilion?

    Beijinhos e obrigada.

    Aline

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    você vai adorar.
    Para a bebê, realmente, não há nenhuma atração no lugar, mas também não vi lá nada que proibisse a entrada de crianças de colo. O único porém que vejo é o frio nas cavernas subterrâneas nos chateaux grandes, mas nada que uma mãe cuidadosa não possa resolver levando agasalhos para o baby :o) De qualquer forma, quando for reservar o chateau, aproveite e pergunte, não custa nada...
    Quanto à hospedagem, fiquei no Chateau Meylet (http://chateau.meylet.free.fr/). O lugar é uma casa de família com 4 quartos. O preço é excelente (entre EU52,00 e EU58,00), a localização era ótima (1 min de carro de St. Emilion), o quarto era grande e bem limpo (fiquei no Medoc), e o café da manhã era justo. Eu gostei muito do lugar. Para chegar nos quartos você tem que subir uma escada. Se você não se importar com isso (por causa do carrinho do bebe, e etc...), o lugar é uma ótima opção.
    Saint Emilion não é o lugar ideal para bebês, mas tenho certeza que vocês vão se divertir bastante!
    Se quiser mais alguma informação, fique a vontade em me escrever, que eu fico feliz em ajudar :)
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Carol. Acabei escolhendo um outro hotel bonitinho porque tinha piscina está um calorão por aqui. Agora a minha dúvida é sobre que vinícula visitar... A senhora da pousada disse que reserva para mim, mas não sei se deixo ela escolher uma para eu visitar ou se dou alguma indicação. Alguma sugestão? Beijos.

    Aline

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline,

    Os dois chateaux mais importantes da região são o Ausone e o Cheval Blanc. Eu me lembro que um dos dois não aceitava visitação. Se ela conseguir marcar um dos dois, perfeito! Se não, peça para ela conseguir algum produtor de premiere grand cru classe B. O que eu fui (Chateau Belair) é uma boa opção. Existem outros também:
    Chateau Angélus
    Chateau Beau-Séjour Bécot
    Chateau Beauséjour
    Chateau Canon
    Chateau Figeac
    Clos Fourtet
    Chateau La Gaffelière
    Chateau Magdelaine
    Chateau Pavie
    Chateau Pavie-Macquin
    Chateau Troplong-Mondot
    Chateau Trottevieille

    De qualquer forma, vale a pena conhecer um chateau pequeno também. Neste caso, acho que uma sugestão desta senhora, que mora lá, seria incrível.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Carol,
    de 03 a 13/10 estarei em Paris com minha esposa e meus pais. Uma "vini-visita" a Bordeaux está nos planos. Recomenda trem ou carro? Algum Hotel? Acha bobagem fazer visita guiada aos châteaux?
    Obrigado e parabéns pelo lindo trabalho!
    Joel.

    ResponderExcluir