segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma viagem diferente

Engraçado eu falar aqui sobre este tema. Mas enfim, me deu vontade de compartilhar com vocês o assunto.

Parece que tudo na vida tem seu momento certo. Ou melhor, quase tudo. Por que quase? Porque há apenas um acontecimento, o qual tenho certeza que quero que aconteça na minha vida, mas não faço a mínima ideia de quando. Adivinhou? Pois é, filhos, que já estão me dando dor de cabeça antes de nascerem.

A pergunta é: será que existe um momento ideal para uma mulher se tornar mãe? Eu venho me perguntando isso há algum tempo. E não é por menos: casada já há 3 anos, vida profissional estável, nenhum problema maior para complicar as coisas... Mas apesar de tudo, não me vem aquela vontade louca de ser mãe. Por quê?

Talvez porque eu seja racional demais. Racional a ponto de pensar que preciso crescer mais profissionalmente, preciso viajar mais, preciso aproveitar mais o meu casamento, preciso poder acordar tarde aos sábados e domingos, preciso poder me desligar do mundo quando bem entender. Traduzindo: preciso ser livre. Mas ai eu pergunto: desde quando filho é sinônimo de prisão? Ou melhor, porque um filho é um impeditivo para todas estas coisas?

Essa questão me veio a tona nestas ultimas semanas. O motivo? Bom, parece que todo mundo resolveu engravidar. Eu conheço pelo menos uns 10 casais grávidos. Mulheres de diferentes idades, diferentes situações, diferentes estilos, ou seja, diferentes MOMENTOS.

Mas o que agravou mesmo a situação foi o fato de uma super ultra mega amiga querida do coração ter engravidado. Há pouco tempo atrás, nós combinávamos: vamos ter nossos filhos juntas! E agora, ela grávida, você me pergunta: vai cumprir a promessa?

A resposta é “provavelmente não”. E digo provavelmente, porque somente Deus sabe quando vou engravidar, e vai que Ele deseje que eu engravide agora? Se for a vontade Dele, será a minha. Mas definitivamente, não é a minha vontade que irá iniciar esse processo.

Enfim, desabafo desabafado, a conclusão que eu chego é a seguinte: não existe momento certo, o que existe é uma vontade certa, vontade de ser mãe, de ter um ser dependente de você, de se privar sim de algumas coisas, e de ganhar outras tantas. Vontade de amar e ser amada, de chamar alguém de filho, e de ser chamada por esse alguém de mãe. É saber que essa pessoa vai te dar trabalho, vai roubar suas noites de sono, vai crescer já se achando um adulto e quem sabe, vai demorar um bocado para reconhecer tudo que você fez por ela. E ainda sim, você vai amá-la, incondicionalmente.

E como vontade não é algo para teorizar, mas sim para sentir, ou você sente, ou não sente. Mas como explicar o que eu sinto? Como explicar que eu já sinto tudo isso, e ao mesmo tempo, pareço não sentir nada? Como dizer “quero” quando não quero, e “não quero”, quando na verdade eu quero?

Enfim, a verdade é que, como tudo na minha vida, preciso que esta vontade que cresce dentro de mim se concretize, e mais, que ultrapasse a barreira da minha racionalidade, quase intransponível. Mas sabe de uma coisa? Isto não é tão ruim assim. Eu tenho tempo, não preciso ter pressa. E o mais importante é o que eu sinto: não uma vontade louca e desesperada de ser mãe, mas sim uma certeza que esta vontade vem crescendo dia após dia. E continuará crescendo, até o dia que ela se transformará em um amor transbordante, resumido ali, em um bebê lindo, que me olhará com olhos de filho, e eu o olharei com olhos de mãe, e assim será, por toda a nossa vida.

6 comentários:

  1. Oi, Carol. Vou contar um pouquinho da minha história maternal para ver se te ajudo. Pensava como você, queria resolver e fazer um monte de coisas antes de ser mãe. Mas um dia, juntando a pressão do marido com a do meu próprio relógio biológico achei que era hora. Acontece que meu corpo não achou. Foram mais de 3 anos tentando, exames, tratamentos, uma gravidez que não foi para frente e muita angústia, até que finalmente consegui engravidar da minha pequena. Amei ser mãe, mas não foi nada fácil. Moro fora, sem família por perto, e ser mãe suga todas as suas energias. Pois bem, minha filha está com um ano e descobri que estou grávida outra vez. Totalmente de surpresa. Quase surtei, mas a vida quis assim. Estou preparada? Não! Feliz? Muito. A minha opinião é: a gente nunca está preparada para algo tão grande, bonito e avassalador. Para essa decisão, seu coração vai te ajudar mais do que o seu cérebro. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Descobri hoje ao acessar pela primeira vez o seu blog, que aquela menina que eu tive o prazer de conhecer ainda tão criança, embora já demonstrasse uma personalidade firme, inteligência e muita maturidade, se tornou uma mulher incrível. Estou orgulhosa e até emocionada por reconhecer a Carol que eu sabia que existia, mas que não se revelava tão intimamente como aqui.
    Você está pronta para encarar qualquer coisa e o resultado, tenho certeza, será o melhor possível como tudo que você faz.
    O prazer de ser mãe transcende qualquer sacrifício e quando isto acontecer com você não lhe restará dúvida.
    Além disso, não esqueça que você tem esta outra família, que ama você, e que estará sempre à disposição, desejando fazer parte de todas as fases da sua vida.
    Será que a vovódrasta terá vez?

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    me sinto exatamente como vc. E apesar de Nickie e eu sermos recém imigrantes, e estarmos começando algumas coisas do zero, isso não seria um empecilho para eu engravidar agora, mas como você, não consigo sentir que é A hora! Não consigo sentir o que algumas amigas minhas sentiram, que é O momento, que meu corpo, minha vida está pronta, resolvida, só esperando um baby. Um baby que vai mudar tudo o que eu ainda nem curti direito ainda, ou que ainda nem conheço. Mas e essa história de que é tão lindo, tão avassalador, tão maravilhoso? Porque eu simplesmente não me permito viver isso também? Ai meu Deus! São tantas perguntas, tantas dúvidas... se vc achar alguma resposta, pls share with me. Esse assunto também anda me rondando... Beijos. Lu

    ResponderExcluir
  4. Guapa, eu to tendo a oportunidade incrivel de ser canguro, cuido de uma nene de 10 meses, todas as manhas...e poderia te escrever um monte de coisas, ora apoiando ora desistimulando...essa experiencia pra mim esta sendo enriquecedora, alem de aprender muito, serve como uma especie de preparacao,jejejeje...tbm me faz refletir sobre mts coisas...sobre mim mesma,sobre minha familia, sobre futuro,passado, relacionamento, amizade, distancia...e fico surtando imaginando minhas amigas que estao com suas filhotas de 3, 5...meses...e eu longe...enfim...da uma olhada nesse blog qdo vc descobrir q leva contigo un outro ser vivo maravilhoso:http://joaoastronauta.blogspot.com/
    besitos
    cuidate

    ResponderExcluir
  5. Fofa, escuta a voz de teu coração, ele vai te falar na hora certa, até qdo vc nem desconfie e nem saiba que ele já está a caminho, criando forma dentro de vc. E você vai descobrir a coisa mais maravilhosa do mundo, o maior amor do mundo, pedaço de teu ser, e do Ale. Deus te ilumine e abençõe. Eu tbm saberei esperar o momento certo. Com todo meu amor, filhota,

    ResponderExcluir
  6. Oi sogrinho, obrigada pelo recadinho :) Voce sera um vovo maravihoso, eu tenho certeza!
    Mil beijinhos com saudade

    ResponderExcluir